agosto 19, 2009

webARTE


A aldeia global McLuhaniana - ensaiada por Ulisses, Marco Pólo e Colombo pra ficar nos mais óbvios – se tornou realidade com a world wild web. A popular Internet.

Quando, em entrevista no ano 2000, perguntei ao Roberto Cordeiro, um dos pioneiros da web no ES, se houve uma ‘data histórica’ da primeira conexão, ele me respondeu:

- Não. Porque isso aí foi muito uma fase de testes. Na época quem tocava isso era o José Inácio Serafini. 92 pra 93. Não sei dizer a data precisa. Mas eu entrei na Ufes em setembro de 92, e comecei a me envolver com isso. Não lembro se a conexão saiu no início de 93 ou final de 92. Mas foi nessa época.

Já em 1995, as conexões vazaram do universo acadêmico para a iniciativa privada com o primeiro provedor de acesso, criado pelos gregos-capixabas Demétrius Vazeos, Alexandre Matarangas e Angelos Natsoulis, mais o capixabinha Carlos Alberto Ceotto que me convidou pra fazer parte da turma, cuidando da identidade visual da empresa pioneira: Tropical Net.

Estou online desde 1996. E já em 1998, tive a iniciativa de realizar a primeira mostra coletiva de arte produzida exclusivamente para a Internet, fato registrado por estudiosos como o professor Fábio Fon, da Usp:

“O site brasileiro "YwebArte", criação de 1998, que disponibiliza trabalhos de doze artistas capixabas, pode ser considerado um exemplo de importação de linguagens para a Web. Atualmente, "YwebArte" é uma das poucas mostras brasileiras de Web Arte na Internet".

Sempre disponível no endereço http://www.taru.art.br , a mostra reuniu, como registrado na foto de Roberto Burura: Gladys Raug, Nenna, Jana de Assis, Herbert Pablo, Flavio Sarcinelli, Jean R, Joel Vieira Jr, Sheila Mara, Edu Cozendey, Flavia Carvalhinho e Burura. Depois chegaram, nas edições de 2000 e 2005: Asdrúbal, Cinthia Zanotelli, Coletivo Maruípe, Julio Schmidt, Liza Tancredi, Maruzza Valdetaro, Mirabólica, Miro Soares, Lando, Ricardo Xoxolate, Roberto Banhos e Tânia Calazans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário