agosto 06, 2009

Jorge Luiz Sagrilo


Conheci Sagrilo, nem me lembro quando. Presenciei o início do seu desejo de dedicação a fotografia. Ajudei a pintar um velho e enferrujado ampliador, de onde saíram as primeiras cópias das fotos do estilingue. Muita intimidade amiga e os melhores papos intelectuais: adolescentes conversando sobre Duchamp, Cartier-Bresson, John Cage, The Cream, Oiticica, Warhol...

Logo após o Estilingue, fiz uma mostra na Aliança Francesa, chamada ‘Imagens Foto-gráficas’, que no cartaz desenhado por Luizah tinha o crédito ‘com cumplicidade de Sagrilo’.

Em 72 Sagrilo vai para Nova Iorque, pra morar com uma irmã, e leva uma carta minha para o Helio Oiticica. Acabaram amigos, ligados pela fotografia... e depois o Sagrilo vai comprar na Factory, que funcionava num pequeno prédio, umas edições do jornal Interview que eu tinha encomendado. Warhol abre a porta do elevador...

Continuamos muito muito amigos. Até recentemente ele me ligava sempre no dia do aniversário... depois cansou, já que a bagunça da minha vida não permitia lembrar sempre de retribuir, mas ele me contou que Dona Maria, a mãe, perguntou por mim recentemente... ou seja: é quase, ou melhor que um irmão.

Intelectual sofisticado, profissional competentíssimo, sem afetação... poderá falar com propriedade, de nossos sonhos adolescentes e da realidade atual.

[texto informal escrito a pedido de Ana Murta, para ajudar no encaminhamento dos depoimentos. corrigindo: este ano Sagrilo ligou !!! agora vou ligar sempre... foto Juju Alegro]

Um comentário:

  1. Olá !sou do Paraná ... E gostaria de saber se tenho ligação com o fotografo Jorge Luiz Sagrilo, pelo fato de termos o mesmo sobrenome... Estou a procura dos nossos parentes distantes para podermos saber um pouco mais dos irmãos do meu avô que se chamava João Sagrillo... Meu endereço é sirlenemoro@hotmail.com

    ResponderExcluir