janeiro 24, 2010

Noturnos e o Pós-modernismo


De volta ao cubo branco. Centro de Artes Homero Massena, 1981.

Eis a síntese de um texto de época, publicado em A Gazeta, 11 de novembro de 1981:

Esta exposição seria outra

Quando marquei a data para a realização desta mostra, pensava em realizar um projeto ligado ao anterior Taru. Além de utilizar o mesmo espaço, voltaria ao uso do vídeotape, gás neon e plástico.

Tentaria, nessa experiência, chegar a uma linguagem acessível e pessoas de diferentes tipos de referências culturais. Ou seja: utilizando meios ainda sofisticados em nossa comunidade, tentaria fazer uma ‘arte popular’ no sentido de ser o mais compreensível possível.

Aí aconteceu o inesperado, ou esperado para mais tarde. Sempre desenhei, mas só incidentalmente utilizei desenhos em meus projetos. Tinha um relacionamento muito crítico e experimental com a arte. Usava uma linguagem representativa das transformações da época.

Curado temporariamente do vírus televisão, fazendo programação visual, me vi, numa média de seis horas diárias, envolvido com lápis e papel. E chegava em casa e continuava desenhando. Quando olhei em volta, descobri que tinha realizado alguns desenhos e estudos que me satisfaziam. Resolvi mudar a exposição.

Em 1972, em entrevista, afirmei que ‘jamais pintaria um quadro’. Logo depois já pensava diferente. Mas, até essa exposição jamais havia assinado um desenho.




Os desenhos NOTURNOS mantinham a tradição local, ainda não identificada/estudada pela academia naqueles anos, de um imaginário paisagístico mesmo que nem sempre real. Feitos com pastel sobre celulose.


Pois é... por caminhos imprevistos, estava me antecipando ou antenando para o que viria explodir em 84, com a chamada Geração 80, que eu veria nascer nas tardes do Parque Laje, no Rio de Janeiro. Além dos 36 desenhos expostos, a mostra incluía seis pinturas em acrílico sobre tela. O prazer da pintura!

[Mastro de São Benedito – coleção Museu de Arte do ES e Van Gogh – coleção Hilal Sami - desenhos em pastel sobre celulose, 42x64cm - Nenna,1981]

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