setembro 09, 2009

Zarpando pra Bahia – Du-vídeo-dó


Enchemos um fusca com muitos exemplares da Presença 2, mais o casal Sheila e Joe, Rubinho, Aprígio e Eu. Fechado o apartamento da Gávea, partimos numa bela aventura, antes do retorno a Vitória.

Eu e Rubinho, combinamos recentemente gravar um papo para publicar em formato de livro, recordando a viagem que tangenciou a bahianada Caetano, Gal, Gilberto Gil, Rogério Duarte, passou por Erasmo Carlos [!]... e depois, o verão 72 de Arembépe.

Uma noite bacana que ainda me lembro foi na casa de Gilberto Gil. Eu tinha escrito um texto sobre vídeo [novidade total!!!] a pedido do Luiz Carlos Maciel [outro bahiano...] para o jornal Rolling Stone. O texto foi muito comentado e um produtor fez um anúncio no jornal O Pasquim me procurando. Esqueci o nome do cara, acho que Carlos alguma coisa, mas pouco depois em Nova York o Hélio Oiticica detonou a figura, que teria descolado os equipamentos [na época ainda caros...] num trambique pra cima do banco Chase Manhattan . Mas, enfim, a idéia era montar o que seria o primeiro coletivo de vídeo no Brasil. Nos encontramos também com Jorge Mautner que, junto com Gil, estavam interessados na parceria.

Lembro também que eu e Aprígio, passamos antes num boteco onde estavam Rogério Duarte e outros. Aproveitamos e tomamos alguma pinga ou coisa parecida. Na porta da casa de Gil, estavam a Gal usando um calção de jogador de futebol... e a Wilma, da banana da abertura do programa Planeta dos Macacos da Globo.

Quando entrei reconheci o amigo Antonio Adolfo numa roda de músicos, conversamos e tal. Quando falei pro Gil quem eu era, ele falou de uma forma e sotaque muito interessantes: “Venha cá menino !” E me carregou pra cozinha, onde conversamos sobre a nova tecnologia que estava chegando finalmente ao Brasil, já que em Nova York o bom Nam June Paik comprou a sua primeira ainda em 1968. Fizemos planos de um encontro ainda em Salvador, mas todos os capixabinhas migraram pra Arembépe... que aí já é outra história.

O produtor, o Carlos, chegou a visitar Vitória, onde realizou um trabalho com o jornalista Cláudio Bueno Rocha e Flávio Santos. Mas aí eu já estava em outra. E o coletivo pioneiro de vídeo, descartado...

[Na reprodução em xerox da foto de Balalé, no apartamento da Gávea, eu [refletido no espelho] e Luiz Calazans, que depois participaria da mostra Du-vi-de-o-dó, em Vitória]

Nenhum comentário:

Postar um comentário