maio 31, 2010

Veredas Mutantes

1. MUDANDO DE NOME

Ainda em 83, ao perceber as transformações radicais no sistema da arte, acreditei ser o momento apropriado para uma mudança de nome. Atílio Gomes Ferreira = Nenna. No início Nena B.

Pretendia desenvolver uma carreira internacional e o novo nome foi criado em função disso. Já tinha percebido, em viagens pelos Estados Unidos e Europa, as dificuldades que o nome original trazia na pronúncia, além de eu não ter participado – claro – da escolha. Queria me livrar das ‘energias’ que o nome trazia...

Ao ler uma matéria jornalística sobre o fato de alguns índios da Amazônia trocarem de nome durante a vida, se apropriando de outros e dando em troca um presente, fiz o mesmo ritual. Presenteei meu irmão Antônio com uma gravura e me apropriei de seu apelido.


2. COCAÍNA

Os anos 80, trouxeram além da pós-modernidade, a mudança da droga de plantão: a singela e sensível cannabis passava a segundo plano, enquanto a hiperativa, agressiva e avassaladora cocaína assumia a cena.

Comecei um período de abuso que se refletiu nos relacionamentos profissionais e pessoais, amplificados pela insatisfação com o mundinho careta e superficial que a arte tinha tomado. Deixava de existir um relacionamento crítico/jornalístico e passava a imperar o poder dos marchands e colecionadores, pois a curadoria e o universo acadêmico ainda não tinham chegado ao estágio de poder que desfrutam atualmente.

Hoje enxergo claramente a influência da droga nos aspectos negativos de minha individual [não do ponto de vista das obras, mas da produção, divulgação e decisões] assim como no meu distanciamento de Paulo Herkenhoff.

[ilustrando: estudo para Pintura Carioca, 1984]

Nenhum comentário:

Postar um comentário