maio 31, 2010

Lygia Clark e John Cage


Dois encontros, quase mágicos e singelos, marcaram com grande satisfação e prazer minha temporada carioca.

JOHN CAGE numa palestra na Funarte, no dia anterior a um concerto na Sala Cecília Meireles.

Se despedindo após a fala, com um sorriso carinhoso zen, Cage continuou próximo da mesa, como que a esperar a continuação do diálogo com os presentes. Como eu estava na primeira fila, fui dos primeiros a me aproximar.

Impressionado pela situação mítica, fiquei igual a um bobo trocando um olhar meio cúmplice com o mestre que percebeu a situação e foi muito gentil. Balbuciei uma pergunta que ele respondeu com delicadeza e... já estavam chegando Wally Salomão e sua trupe agitada, para comandar o final da festa. Inesquecível...

LYGIA CLARK num prédio de escritórios no centro do Rio.

Meu marchand Paulo Klabin, que tinha alguns ‘Bichos’ da Lygia no seu escritório/galeria na Gávea me fez o convite: ‘Sei que você é apaixonado, então apareça no encontro com a Lygia’. Era um encontro fechado, não divulgado e dedicado a colecionadores.

O lugar era um edifício antigo próximo da Embaixada Americana. Cheguei cedo e fiquei tomando um uísque. Ganhei uma cópia de um livreto editado em forma de cordel escrito pela Lygia, mas estava meio deslocado no ambiente sem conhecer ninguém além do Paulo.

De repente a porta do escritório se abriu e lá estava ela, no momento parecia minha mãe. Logo atrás vinha um verdadeiro séquito de umas oito pessoas. O ambiente se transformou. Ela caminhava calmamente, chegou próximo a mim e cumprimentou. Fui o único a receber esse tratamento... depois ela entrou num outro ambiente fechado, de onde não mais saiu nos trinta minutos seguintes que permaneci no local.

Acalmei minha excitação com mais algumas doses de uísque e voltei pra casa para uma noite feliz!

[ilustrando: montagem Lygia e Cage, imagens da internet sem créditos]

Um comentário:

  1. E eu joguei Crapeaux muitas e muitas vezes com ela no seu apartamento da Prado Junior,,,
    momentos deveras inesqueciveis....

    ResponderExcluir