maio 20, 2010

Arte no Espaço, literalmente...


Resolvido a pintura... onde mostrar?

Paulo Herkenhoff, que vinha me orientando, propôs que eu realizasse uma primeira individual na UFF – Universidade Federal Fluminense onde alguns dos destaques daquele período costumavam expor. Fiz minha primeira insolência com o amigo: “Não vim pro Rio para expor em Niterói”.

Passado a indelicadeza, fui convidado por indicação do Paulo para uma mostra no Planetário da Gávea, ‘Arte no Espaço’ ou algo parecido com curadoria de não me lembro quem... e me avisou: “Chega cedo porque é importante na escolha dos lugares”. Fui o primeiro a chegar, mas escolhi um lugar tímido com pé direito baixo, no entorno do planetário. Era uma tela grande de uns 5 metros na dimensão horizontal, em amarelo e rosa: “Ciel de Paris avec Santos-Dumont et Brigit Bardot”. Como era de hábito, depois a tela foi recortada para ser reaproveitada em outras pinturas.

Após fixar a tela, apareceram algumas pessoas da montagem propondo que eu colocasse meu trabalho no hall de entrada com um pé direito exuberante, creio que com mais de cinco metros de altura, junto a pintores que haviam passado pela Dokumenta de Kessel. Mudei a tela para o local preferido. Me senti muito feliz e até comemorei com algumas cervejas no baixo Gávea.

Na manhã seguinte, dia de abertura da mostra, passei no local para ajustar a obra, checar detalhes e fui surpreendido com a informação de que deveria voltar com minha pintura para o local original. Calmamente informei que não voltaria, pois eles tinham colocado um doce na minha boca e agora pretendiam tirar... não concordei. Pediram um prazo para resolver tudo até o meio dia. Como até aquela hora nenhuma decisão estava firmada, peguei minha tela, enrolei e fui embora.

No vernissage, Paulo Herkenhoff chega irritado com minha atitude e após minhas explicações ele concorda. E minhas novas pinturas continuavam inéditas na cidade maravilhosa...

[ilustrando: um estudo do período, 1983]

2 comentários:

  1. Keep going..............................................................................................................................................................................................++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++.........................................+++++++++++++++++++++........

    ResponderExcluir
  2. Nenna, li com gosto seus textos, e vou continuar lendo. Boa continuação. Ousadia, fala afiada e entusiasmo.

    Meu mone é Fernando Augusto, sou artista plástico: desenho, pintura, fotografia e leciono na Ufes, há cerca de cinco anos. Antes morava no Paraná, mas minha formação é mineira, na EBA - UFMG.

    Conheço voce de nome, aqui em Vitória e, como gostei muito de suas abenturas e de suas atitides, espero conhecê-lo uma hora dessa aí.

    Paz e bem.
    FA

    ResponderExcluir