outubro 08, 2009

NY – Led Oiticica


Verão de 1973 no hemisfério norte. Pós ‘Última Exposição' e decepcionado com o provincianismo capixaba, New York era uma aventura significativa de choque cosmopolita. Logo que cheguei, resolvido uns desencontros e já instalado na mítica Bleecker St., no Village, liguei pro Helio Oiticica que fez o convite pra uma visita naquele mesmo dia.

Próximo do por do sol, que para meu espanto só aconteceria após as '10 da noite', cheguei no loft da Segunda Avenida, e encontrei o Hélio com um secador de cabelos ligado e ouvindo rádio. Fez um pouco de charme, ligou pro João Gilberto falando da minha visita e dizendo que eu chegara bronzeado dos trópicos, com a mesma cor dos bahianos.

Este primeiro encontro foi super especial. Começamos a conversar sobre arte e o métier das vaidades e o papo foi de grande impacto no meu olhar romântico e desprotegido sobre o universo que tanto nos fascina e que o Hélio destruía com conhecimento e vivência. Nos sentimos amigos e cúmplices.

Entre um baseado e talvez uma taça de vinho, não me lembro bem, a conversa fluía viva e vez ou outra tangenciava os problemas cotidianos como a prisão de uma brasileira, da turma do meu amigo Jorge Mourão, no aeroporto com cocaína e que tinha ligado pra casa dele, do Hélio, o que valeu uma visita de agentes do FBI. Como bolsista da Fundação Guggenheim, conseguiu se livrar do problema que gerou um livro do Mourão: “Brazilian Connection”. Da mesma época é a série “Cosmococas”...

Muito complicado falar de drogas nos tempos atuais...

Mas o fato mais hilário da noite foi quando eu disse ao Hélio que eu tinha ganhado do meu anfitrião, o gaúcho Luiz Menna Barreto, um ingresso para o show do Led Zeppelin no Madison Square Garden. Ele me confidenciou a ‘inveja’ da situação e contou que tinha ligado a tarde inteira pra diversas estações de rádio concorrendo aos sorteios... e nada.

Como o papo se prolongou, acabei dormindo a primeira noite em NY numa das redes do projeto Cosmococas... sem coca e muito feliz.

[ilustração de Herbert Pablo para a ‘Bíblia’ – colagem foto Nenna de cabine automática e cartão postal]

2 comentários:

  1. Olá,

    Estamos montando um cadastro de blogs relevantes segmentados por assunto.
    Caso tenha interesse em incluir o seu blog gratuitamente neste cadastro basta nos enviar uma mensagem para blogs@difundir.com.br informando o endereço do seu blog, e-mail de contato e assuntos que são abordados no seu blog.

    Abraço,
    Sergio
    blogs@difundir.com.br
    www.difundir.com.br

    ResponderExcluir